domingo, 28 de Abril de 2024  07:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-01-2005

Esgotos do concelho de Oliveira do Bairro com final feliz


Oliveira do Bairro

Todos os esgotos do concelho de Oliveira do Bairro, até agora sem destino final, vão ser encaminhados, através do emissário do Levira, que deverá estar pronto em 2006, para o Saneamento Integrado dos Municípios da Ria (SIMRIA), disse ao Jornal da Bairrada Acílio Gala, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que recebeu com agrado a notícia, lamentando, no entanto, que o concurso seja aberto com dois anos de atraso.

RECOLHER TODOS OS ESGOTOS

Efectivamente, a SIMRIA lançou um concurso público, avaliado em 3.900 milhões euros, para arrematação da empreitada de execução do emissário de Levira.

O autarca disse ao Jornal da Bairrada estar confiante que, até meados de 2006 - “e dentro de uma perspectiva optimista” - a empreitada de construção do emissário da SIMRIA esteja concluída e que todos os esgotos do concelho de Oliveira do Bairro sejam recolhidos pela SIMRIA.

O edil reforça que “este é o ponto final dos esgotos do concelho de Oliveira do Bairro. Todos os esgotos das freguesias vão ser encaminhados através deste emissário”, acrescentando que “logo após a ligação estar efectuada será dada também ordem de ligação da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) da Zona Industrial de Oiã ao emissário. Mas isso só acontecerá quando tudo estiver feito”, acrescentou.

QUILÓMETROS DE TUBOS

As obras do emissário do Levira deverão ser executadas nas freguesia de Oiã, Troviscal e Oliveira do Bairro e Fermentelos, e os trabalhos, a realizar, desenvolvem-se, ao longo da bacia hidrográfica do rio Levira, contemplando a execução de 12 quilómetros de condutas e quatro estações elevatórias (duas das quais de média dimensão), bem como o desenvolvimento do Plano de Gestão Ambiental para a Obra e a elaboração do Plano de Segurança e Saúde para a fase de execução da obra.

As propostas deverão ser entregues até às 17h do dia 9 de Fevereiro.

DEFENDER A RIA DE AVEIRO

Recorde-se que a SIMRIA foi criada com o objectivo de defender e valorizar a Ria de Aveiro, enquanto recurso natural da região, criando condições para fazer renascer as actividades tradicionais e fomentando a sua recuperação enquanto espaço de bem-estar e de lazer, numa óptica de melhoria da qualidade de vida e da preservação e utilização sustentada dos recursos ambientais
A SIMRIA é uma empresa de direito privado e de capitais maioritariamente públicos responsável pela construção, gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, em regime de concessão, durante um período de 30 anos.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt

Números

4 - Estações elevatórias serão construídas ao longo dosa 365 dias que dura a empreitada.

12 - Quilómetros de condutas, dos quais 1,5 km serão em ferro fundido.

2 - Concelhos serão alvo da empreitada, nomeadamente Oliveira do Bairro e Águeda.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®